Atualizado em: 23/12/2024
A criação de um site comercial famoso depende muito da confiança. Na ausência dele, você pode perder credibilidade e perder tráfego potencial.
Isso pode até começar a impactar negativamente a posição do seu site nos motores de busca.
Felizmente, você pode melhorar a confiança do visitante com o feedback do consumidor. Eles são uma ótima maneira de provar sua empresa e têm o potencial de melhorar o desempenho do seu site em classificações de consulta.
Melhor ainda, as avaliações positivas têm o potencial de influenciar novos clientes a comprar de você.
Neste artigo, veremos por que as avaliações dos consumidores são relevantes para sua empresa e as classificações de seu site.
Aqui estão algumas dicas sobre como atrair mais avaliações positivas. Vamos começar!
Por que as avaliações dos consumidores são relevantes (e como elas têm o potencial de prejudicar suas classificações de pesquisa)
As opiniões dos consumidores desempenham um papel crítico em muitos negócios de sucesso. Eles são uma forma de prova social e uma forma essencial de impulsionar o conteúdo criado pelo usuário.
A prova social é uma forma de ganhar a confiança de consumidores em potencial. Quando um comprador endossa publicamente o seu produto, ele está agindo como um protetor do consumidor.
Avaliações positivas têm o potencial de ser uma força motriz para convencer outros clientes a confiar e patrocinar sua empresa.
Além disso, as avaliações têm o potencial de motivar sua equipe a ir além para afirmar a satisfação do comprador. Isso, em paralelo, pode se refletir nas próprias avaliações, bem como nas colaborações entre sua empresa e os consumidores.
As avaliações dos consumidores também têm o potencial de ter um efeito positivo na melhoria do seu site para mecanismos de pesquisa (SEO).
As resenhas e suas respostas a elas representam peças-chave de conteúdo que contribuem para a classificação do seu site nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).
Mesmo as críticas negativas têm o potencial de ser uma possibilidade. Se um comprador insatisfeito não tiver como entrar em contato com sua empresa, ele pode simplesmente não usá-lo novamente.
No entanto, uma revisão permite que você saiba o que está errado e quem está chateado, dando-lhe uma virtude para resolver o problema.
Além disso, suas respostas às avaliações negativas serão públicas, o que significa que podem prejudicar outros consumidores em potencial.
Isso não apenas aumentará a experiência de um comprador específico, mas também mostrará aos outros que você se preocupa com o atendimento ao comprador.
3 maneiras de promover avaliações mais positivas
Claro, é natural querer que a maioria das críticas ao seu negócio sejam brilhantes. Felizmente, existem etapas que você pode seguir para ajudar a incentivar os consumidores a deixar comentários 5 estrelas. Vamos dar uma olhada em três das principais estratégias!
1) Use várias plataformas de revisão (reviews)
Em primeiro lugar, é essencial estar disponível em várias plataformas. Com uma maior presença online, é mais provável que você receba críticas antes de qualquer coisa.
Afinal, é provável que os consumidores em potencial tenham uma variedade de sites de avaliação que visitam para obter sugestões. Quanto mais plataformas você usa, maiores são as suas maneiras de ser visto e receber feedback encorajador.
Existem muitas plataformas para escolher. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, no entanto, é uma boa iniciativa se conectar com o maior número possível de grandes nomes. Isso inclui sites como Amazon, Trustpilot, Reviews.io e até mesmo o Better Business Bureau (BBB).
Esses sites de avaliação também oferecem constantemente aos usuários a chance de proclamar imagens importantes e listar detalhes envolvidos com o comércio.
Tão fundamental quanto, você pode vincular essas avaliações diretamente de seu próprio site como depoimentos.
2) Inclua uma frase de destaque profundo (CTA)
Um apelo à ação (CTA) é uma declaração que você faz aos seus consumidores, pedindo-lhes que realizem uma ação específica. Isso pode incluir botões “Compre agora!“, Regras “Deixe uma avaliação!” E assim por diante.
CTAs fortes têm a capacidade de promover conversões e aumentar as taxas de cliques (CTR). No entanto, se alguém acessar sua página e não souber o que fazer em seguida, é mais provável que saia completamente.
Você também deseja que seus CTAs se destaquem do resto do seu site. Para isso, procure colocar seu CTA na dobra, de preferência no centro da página, e com muito espaço em branco ao redor.
Quanto mais simples for o seu CTA de visualizar e clicar, maior será a probabilidade de você obter essas avaliações.
3) Sempre responda às críticas boas e ruins
Responder às críticas pode ser uma ótima maneira de obter mais no futuro.
Afinal, ao dedicar um tempo abordando questões ou reconhecendo e agradecendo aqueles que são positivos, você está mostrando que sua empresa se preocupa com o atendimento ao cliente.
Isso pode ter um efeito cascata que pode encorajar outras pessoas a pararem de criticar no futuro, pois sabem que podem esperar obter respostas por si mesmas. Um cliente pode descobrir que, mesmo que deixe um comentário negativo, ainda poderá obter a resposta que está procurando.
Você também deseja ser o mais rápido possível ao responder às críticas. Se você esperar uma semana, seus clientes podem facilmente ter a impressão de que suas opiniões não são valorizadas.
Além disso, quando você responde, é importante que você seja genuíno e pessoal. Um tom profissional pode ser benéfico, mas você não quer dar a impressão de estar usando respostas prontas.
Isso é particularmente importante quando se trata de avaliações negativas. Embora possa ser desagradável, uma resposta irada pode deixar uma má impressão.
Em vez disso, é aconselhável se desculpar, reconhecer o que o cliente passou e oferecer uma solução. Dessa forma, você pode fazer tudo ao seu alcance para recuperar a situação e manter o cliente.
Conclusão
Avaliações de clientes são uma parte cada vez mais importante da presença online de qualquer empresa. Se você puder promover muitas avaliações positivas, verá frequentemente um aumento nas classificações de pesquisa e maior confiança do cliente.
Vamos recapitular como você pode incentivar os clientes a deixar comentários mais positivos no futuro:
- Esteja disponível em vários sites para oferecer mais opções aos clientes.
- Inclua um forte apelo à ação (CTA) para inspirar os clientes a escreverem um comentário.
- Responda a comentários positivos e negativos para encorajar comentários no futuro.
Tem alguma dúvida sobre como as avaliações dos clientes podem beneficiar sua empresa? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!