Atualizado em: 21/12/2024
Por que minhas páginas de destino não convertem? A internet é uma distração.
Até mesmo o mais organizado e focado de nós pode se perder nas garras do Reddit, Tumblr e Instagram. Quando você termina de rolar por horas em uma rede social, você se vê feliz pulando por blogs, artigos, vídeos, e-books, tutoriais e assim por diante. Estamos tão acostumados a ser estimulados, a passar nossos dias e noites em nossos telefones e computadores, que esse processo não para.
Há muito o que digerir, então a atenção está se espalhando em um milhão de direções diferentes. Essa realidade caótica é a paisagem que você deve navegar como criador de conteúdo, proprietário de empresa ou profissional de marketing.
É um momento frustrante para qualquer um que esteja tentando construir um público (independentemente de seu objetivo final).
Pode parecer impossível exibir seu conteúdo para as pessoas certas em meio a tanto barulho. Quando você precisa de visitantes e leitores do site, a atenção é ouro. Quando você precisa de conversões, o foco é platina.
Isso nos leva à grande questão: como você faz as pessoas agirem quando você nem consegue fazer com que elas se concentrem?
A resposta está em uma ferramenta de marketing comumente usada. Para obter as conversões desejadas, crie uma página de destino perfeita e faça com que seus clientes em potencial prestem atenção.
O que é uma página de destino?
Uma página de destino, conhecido também como “Landing Page”, é uma única página da web com um único propósito. É uma maneira fácil de se aproximar de seu produto, serviço ou oferta.
As páginas de destino pegam os visitantes do site que estão ligeiramente interessados e oferecem a eles algo para parar. Eles extraem informações relevantes e valiosas sobre um tópico e as colocam em um local sem distrações.
As taxas de conversão são normalmente altas para páginas de destino bem feitas porque essas páginas falam ao público certo sobre exatamente o que eles estão interessados em encontrar.
É um pouco de ciência. Você pode criar uma página de aterrissagem bem elaborada e deixá-la fazer sua mágica pelo tempo que precisar depois de decifrar o código.
As páginas de destino podem ajudá-lo a atingir muitos tipos diferentes de objetivos:
- Promoção de eventos e venda de ingressos
- Aumento de assinantes de blog
- Promova uma oferta da sua empresa ou loja
- Promoção de serviços ou ocasiões específicas
- Divulgue o conhecimento sobre um tópico específico
As páginas de destino são uma das maneiras mais eficazes de levar seu público a realizar uma ação específica. Há uma chamada à ação, um tema e nada para distraí-lo da tarefa em questão. Uma página de destino eficaz irá atrair o visitante, dar-lhe uma boa palestra, colocá-lo em ação e mantê-lo satisfeito.
Já falamos sobre a otimização da página de destino antes. Mas como você decifra o código? O que torna uma página de destino convertida? Aqui estão algumas dicas e truques.
Mantenha a mensagem da página de destino clara e consistente
Mensagens claras são um fator importante em qualquer campanha de marketing eficaz, mas é algo que muitas pessoas subestimam. De gráficos a texto, as pessoas esperam encontrar o que procuram assim que clicarem.
Se o seu anúncio disser uma coisa (“Novo produto!”) E sua página de destino mostrar algo completamente diferente (“Produto antigo!”), Você terá muitos olhos arregalados e taxas de rejeição mais altas.
Para combater isso, combine a mensagem de seus anúncios com um T. Isso não significa que você precise duplicar o conteúdo. O anúncio em si tem o único propósito de obter o clique, portanto, pode ser diferente da página de destino até certo ponto.
Não importa. Certifique-se de que o tema geral, a meta e as frases de chamada permaneçam iguais.
Outro componente das mensagens claras tem a ver com o preço. Certifique-se de que a venda que você está gerando no anúncio também esteja disponível na página de destino e com os mesmos termos e condições.
E lembre-se de verificar suas datas! Enviar pessoas para uma oferta expirada não fará com que você ganhe amigos nem aumentará suas taxas de conversão.
A clareza da mensagem ajuda as taxas de conversão: mensagens claras permitem que você aproveite ao máximo o tempo e as ações de um cliente potencial. Isso também garante que os visitantes já saibam por que estão clicando, o que significa que provavelmente estão interessados no que você oferece.
Mantenha o design da sua página de destino limpa e fácil
Siga a “regra de um” para aumentar as conversões com qualquer página de destino que você fizer. Lembre-se de que as páginas de destino permanecem lá para incentivar o cliente a fazer algo.
Esta regra se aplica a todos os pontos em sua página de destino. O layout deve ajudar o visitante a se concentrar na ação que você deseja que ele execute e nada mais. A primeira coisa que a maioria dos visitantes notará será o design, a escolha de cores, imagens, tipos de botão e assim por diante.
Um design de página de destino popular manterá o visitante focado na meta final. Você está tentando aumentar o número de assinantes do seu blog? Deve haver um formulário de inscrição claro, frontal e central, sem muitas coisas para distrair o leitor.
Embora sua barra de navegação seja substancial em outras partes do seu nicho, é apenas uma distração em uma página de destino. Livre-se dela. Cerque seus espectadores com um design que os faça seguir a página naturalmente e não os incentive a visitar outras partes do seu espaço.
Use imagens atraentes para atrair visitantes, especialmente acima da dobra. Seus botões devem ser simples de ver e fáceis de pressionar. Seus títulos devem ser atraentes o suficiente para fazer o leitor parar e permanecer em sua página.
Lembre-se de que os cabeçalhos da página de destino são anúncios em negrito que são fáceis de verificar. A primeira frase que atinge os olhos do cliente deve ser clara e poderosa o suficiente para solicitar uma ação. Complemente o título com um subtítulo que continue a discussão, indo direto ao ponto, mas expandindo de forma convincente.
Além disso, certifique-se de gerar uma página de destino simples de usar para celular. Imagens de call to action bem posicionadas e atraentes precisam ser responsivas e prontas para funcionar em telas pequenas.
Como o design da página de destino ajuda nas taxas de conversão: o fluxo da página de destino guiará os consumidores exatamente onde você deseja que eles cheguem. Com mensagens gigantes, esse fluxo resultará na ação que você deseja.
Use seu melhor texto em sua página de destino
O design é um elemento relevante de qualquer página de destino, mas sua replicação e mensagens são o que impulsionará a conversão.
O que você sabe sobre seu público? Use essas informações para gerar uma mensagem que fale diretamente com eles. Se você tem como alvo um público mais relaxado, mensagens corporativas rígidas podem causar a perda de conversões valiosas. O mesmo vale para a réplica informal em um ambiente profissional.
A proporção de texto em massa ajuda as taxas de conversão: as mensagens em suas páginas de destino fazem a maior parte do trabalho pesado. Ter uma redação atraente, direcionada e direta o ajudará a atrair e reter os visitantes certos.
Use Poderoso Denominado para Ação (CTA)
Vamos expandir um pouco mais essa resposta convincente.
Se você quiser produzir CTAs que funcionem, você precisa conhecer seu público.
Conhecer seu público ajuda a entender quais ofertas funcionarão a seu favor. Os testes gratuitos movem suas faixas? Eles passarão pelo botão Torne-se um especialista, mas pularão para fora da página se encontrarem um Saiba mais fácil?
Não tenha medo de experimentar para ver o que funciona melhor para sua marca, seu público e seu objetivo.
O que você quer que seus visitantes façam? Responda a esta pergunta acima para começar a replicar, planejar o layout ou aumentar um componente para sua página de destino.
Sua frase de chamariz também funciona em conjunto com o layout da página. Lembre-se de que a réplica do botão tem alguma interação com a réplica do cabeçalho. Lembre-se de que o conteúdo da página deve fluir junto para inspirar conversões.
No final, seja claro sobre o que você deseja. Você está anunciando um recurso totalmente novo, em vez de pedir aos visitantes que se inscrevam em um webinar? Certifique-se de que tudo está online e suas conversões aumentarão.
Como CTAs ajudam as taxas de conversão: Quando você sabe o que quer que aconteça, pode transmitir isso melhor a seus consumidores em potencial. Quanto mais simples você fizer com que eles entendam a ação que devem tomar, mais provável será que a façam.
Divida as seções individuais de teste de sua página inicial
O teste A / B é seu melhor amigo quando se trata de melhores métricas da página de destino. O teste A / B ajuda você a descobrir o que funciona em pequena escala, restringindo a página apenas aos componentes que aprimoram seus esforços de marketing.
Você também vai querer dividir os testes em outros aspectos de sua campanha de marketing, incluindo texto do anúncio e páginas de vendas.
Os testes podem incluir a cor dos botões que você está usando, os títulos, as frases de chamariz e até mesmo o posicionamento de certas palavras. Execute seus testes A / B simultaneamente para obter os melhores resultados.
O plugin Super Links permite que você use links de marca para entender melhor o comportamento do usuário. O encurtador de links permitirá que você veja análises valiosas que podem melhorar suas campanhas de marketing, incluindo métricas sobre o que as pessoas acham interessante o suficiente para clicar. Esta é uma informação vital para dividir o teste de suas páginas de destino.
Como o teste A / B ajuda nas taxas de conversão: o teste de divisão pode ajudá-lo a determinar o melhor design para sua página de destino, falar diretamente com seu público e descobrir o que funciona.
Embora você provavelmente vá executar o teste de divisão várias vezes antes de saber o que funciona, é uma ferramenta inestimável em seu manual de marketing. Divida o teste até ter uma boa ideia do que funciona ou não para o seu público.
E para finalziar …
O sucesso de sua página de destino depende dos componentes atraentes que convertem os visitantes. Mantenha suas mensagens, layout e frases de chamariz claros, mas persuasivos, e você verá mais cliques em um piscar de olhos.
Você tem uma arma secreta para conversões de páginas de destino? Deixe-nos saber nos comentários!