70419652 - Como escolher a combinação de cores ideal para o seu blog
Como escolher a combinação de cores ideal para o seu blog

Depois de criar um blog, escolher o esquema de cores certo para o seu local pode ser o fator determinante.

Um bom esquema de cores pode atrair usuários, ao passo que escolher um que seja enfadonho ou opressor pode fazer com que os visitantes saiam de sua casa.

Felizmente, escolher um grupo harmonioso de cores para o seu blog não é tão difícil. Você só precisa saber o que observar na trilha. Isso inclui descobrir quais cores seu público-alvo vai preferir e aprender os fundamentos da acessibilidade.

Neste artigo, falaremos sobre várias coisas que você deve considerar ao escolher as cores primárias para o seu blog. Vamos lá!

Uma breve introdução à conjunção de cores

Antes de começarmos a escolher seu próprio esquema, vamos começar com uma introdução imediata à teoria das cores. A teoria da cor é o campo responsável por como os diferentes tons funcionam na mixagem e pelo efeito que têm nos indivíduos.

É essencial ter cuidado ao criar a mistura de cores do seu site. Tons falsos têm o potencial de ter um efeito negativo em seu blog, mesmo sem você saber.

Exemplificando, muitas cores brilhantes ou contrastantes têm o potencial de oprimir os sentidos e deixar os visitantes confusos sobre o que ver.

A teoria da cor pode ajudá-lo a encontrar a estabilidade certa, principalmente por meio do critério de “conjunção de cores”. Uma mistura de cores é o grupo de tons que são aplicados juntos em um design especial.

Eles podem ser escolhidos com base em sua preferência pessoal ou escolhidos em uma roda de cores. Mesmo se você não estiver familiarizado com a teoria das cores, você pode ter visto uma roda de cores anteriormente:

roda de cores

As combinações de cores superiores envolvem constantemente a seleção de uma conjunção de cores com base em sua posição na roda de cores.

Por exemplo, cores complementares são diretamente opostas uma à outra. Isso cria um contraste forte e atraente (por exemplo, laranja e azul).

Certos outros tipos comuns de combinações de cores incluem:

  • Monocromático. Uma conjunção de cores monocromáticas usa uma única tonalidade em tons mais claros e mais escuros.
  • Análogo. Este tipo de mistura de cores usa 3 cores que ficam próximas umas das outras na roda de cores. Uma cor primária é escolhida e, em seguida, 2 cores suplementares que permanecem na mesma proporção de graus à esquerda e à direita. Você pode aumentar e diminuir a distância para vários efeitos.
  • Split-complementar. É uma conjunção de cores análogas com uma cor complementar adicionada à mistura. A cor complementar é escolhida com base na cor primária. Isso possibilita que você use o contraste profundo de cores complementares, mas obtenha um impacto menos avassalador, porque cores análogas suavizam a aparência.
  • Esquema de cores duplas. Uma conjunção de cores dupla ou tetrádica usa 2 pares de cores complementares. Tenha cuidado ao usar isso: todas as 4 cores terão o mesmo domínio, o que pode tornar difícil para os espectadores saberem em que focar. Este esquema é melhor usado quando você tem muito conteúdo distinto ao qual deseja que o visualizador preste igual atenção.
  • Como você pode ver, todos esses esquemas geram efeitos diferentes. Por isso, o esquema de cores do seu blog deve ser escolhido com cuidado, de acordo com o tipo de mercado que você está tentando atingir. Explicaremos mais sobre como isso funciona na próxima parte.

Como escolher um esquema de cores para o seu blog

4 considerações principais para escolher as cores

Agora que examinamos os tipos básicos de combinações de cores, vamos considerar como escolher as cores específicas que você usará. Isso significa pensar sobre o matiz, o brilho e o contraste das várias opções.

Além disso, existem algumas considerações primárias que devem orientar seu processo de tomada de decisão. A seguir, veremos cada um deles, começando com o mais importante.

Demografia

Antes de escolher um esquema de cores, você deve pensar no tipo de público que deseja atingir com seu blog. Sexo e idade podem desempenhar papéis importantes nos tipos de cores que as pessoas consideram agradáveis.

Por exemplo, em um estudo, significativamente mais mulheres do que homens escolheram o roxo como seu favorito:

cores favoritas para mulheres
cores favoritas para homens

Outras cores, como vermelho, azul e verde, tiveram um apelo bastante neutro em termos de gênero, com taxas de preferência semelhantes entre homens e mulheres.

A idade também afeta as preferências de cores. Crianças e adolescentes tendem a preferir cores mais brilhantes do que os adultos, por exemplo. Idosos gostam de tons suaves do que adultos jovens. Além do mais, existem diferentes preferências de gênero dentro de cada faixa etária.

Você pode calcular os dados demográficos em seu esquema de cores, começando com uma cor primária que seu público-alvo preferir. Se você está tentando falar para um público grande e variado, procure um tom que tenha muito apelo cruzado como ponto focal. Você pode então criar uma identidade única com base nas cores suplementares que incluir ao lado da primeira.

Acessibilidade

Os designers estão cada vez mais conscientes da importância da acessibilidade no web design. Quando se trata de cores, você precisa considerar se seu design será legível para daltônicos e se o esquema usado tem um contraste forte o suficiente para leitores com visão deficiente.

Você pode usar um corretor de contraste para melhorar a acessibilidade, inserindo os códigos hexadecimais para as cores do primeiro plano e do plano de fundo:

corretor de contraste

O verificador de contraste exibirá uma nota de aprovação ou reprovação para cada teste de acessibilidade.

O ideal é que você esteja procurando uma combinação de cores que passe em todos os seis testes. Dessa forma, seu blog não excluirá nenhum leitor em potencial.

Psicologia

O impacto emocional é outra consideração vital, visto que uma psicologia poderosa joga com a maneira como as cores nos afetam.

Por exemplo, o vermelho costuma ser visto como agressivo e o azul tende a ser calmante. Há um motivo pelo qual aplicativos de meditação como o Calm costumam usar tons de azul

Por outro lado, os tintos são laranjas e parecem deixar as pessoas com fome, então você pode considerá-los para um blog de culinária.

Mesmo se você usar um tom forte como o vermelho, no entanto, tome cuidado para não deixá-lo dominar seu design. Você notará que no exemplo acima, ele é usado apenas para um pop de cor nos botões e no logotipo.

Muitas vezes é inteligente se concentrar em cores mais neutras para evitar sobrecarregar seus leitores e usar tons mais fortes como acentos.

Harmonia de cores

Finalmente, você vai querer pensar na harmonia das cores. Em outras palavras, que tipo de esquema de cores você vai usar?

Cada uma das combinações de cores que descrevemos acima produz um efeito psicológico diferente, que terá um impacto na forma como as pessoas percebem o seu blog.

Por exemplo, esquemas monocromáticos tendem a parecer mais “neutros”, enquanto um esquema de tétrades pode parecer caótico se não for implementado com cuidado.

Você pode usar uma ferramenta como o Paletton ou a Calculadora de cores da sessão para gerar um esquema de cores:

A ferramenta de cores Paletton

Encontre uma cor de que goste e experimente os diferentes tipos de harmonia de cores até encontrar a combinação certa para você. Você não precisa seguir rigidamente o esquema de cores, mas pode usá-lo como um modelo para a aparência geral do seu blog.

E agora, para concluir

Uma estética forte é crucial para manter o público do seu blog. Um site mal projetado pode aumentar sua taxa de rejeição, por isso é importante escolher um esquema de cores que convide seu público-alvo e defina o clima desejado.

As quatro coisas mais importantes a serem consideradas ao escolher um esquema de cores para o seu blog incluem:

  • Demografia
  • Acessibilidade
  • Psicologia
  • A harmonia das cores

Tem alguma outra dúvida sobre como escolher um esquema de cores fortes para o seu blog? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *