Como estruturar seus URLs para impulsionar o SEO (4 dicas principais) em 2021

Atualizado em: 11/06/2021

A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) desempenha um papel importante no aumento das conversões de página.

Existem muitos elementos em SEO e provavelmente você já está usando muitos deles. No entanto, um aspecto do SEO inteligente que costuma ser esquecido é a estruturação cuidadosa de URLs.

Ao estruturar seus URLs de uma determinada maneira, você pode aumentar suas taxas de conversão e tráfego. Melhor ainda, você pode usar um encurtador de URL como nosso próprio plugin Super Links para melhorar os efeitos de SEO de seus URLs.

Neste artigo, veremos quatro maneiras de fazer os URLs trabalharem para você: desde mantê-los concisos até usar palavras-chave de longa duração. Com isso em mente, vamos começar!

Por que a estruturação de URL é importante para SEO

Um URL fornece a localização de uma página da web online, permitindo ao navegador do usuário saber como acessar essa página.

Quando os URLs fazem sentido e refletem o conteúdo das páginas às quais conduzem, você está tornando seu conteúdo mais fácil para os usuários visitarem e impulsionando seu SEO.

Tanto a inclusão de palavras-chave quanto a legibilidade de seus URLs podem melhorar sua classificação nas páginas de resultados de pesquisas (SERPs).

No entanto, dos dois, a legibilidade é o mais importante. Um URL simples e direto quase sempre será preferível a um longo e desajeitado carregado de palavras-chave.

Em outras palavras, a maneira como você estrutura seus URLs pode afetar a exibição do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa e se os usuários clicam nele. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em como você pode estruturar seus URLs para obter o máximo de SEO.

Como estruturar seus URLs para impulsionar o SEO (4 dicas principais)

Se você não tiver certeza de como estruturar seus URLs da maneira mais eficaz, não se preocupe. Aqui estão quatro estratégias principais que são simples de implementar e intuitivas de seguir.

1) Use palavras-chave de calda longa

Palavras-chave duradouras são essenciais para a forma como as pessoas pesquisam online. Frequentemente procuramos informações específicas e nossas pesquisas refletem isso. Na verdade, 70% de todos os resultados da pesquisa usam palavras-chave de longo alcance.

Simplificando, palavras-chave de calda longa são pesquisas que envolvem uma linguagem mais natural e orgânica. Eles geralmente têm entre três e seis palavras. Por exemplo, uma palavra-chave tradicional pode ser “construir um site”, mas uma variante da palavra-chave de cauda longa seria “como construir um novo site”.

Palavras-chave mais curtas costumam ter uma concorrência muito alta e são difíceis de classificar com novo conteúdo. Palavras-chave de longo alcance têm um público potencial menor, mas é muito mais fácil chamar a atenção desse público, pois menos sites competem pelas mesmas frases de pesquisa.

Para obter o máximo das palavras-chave de longa distância, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave usando uma ferramenta como o Planejador de palavras-chave do Google.

Essa ferramenta ajuda a identificar frases que têm baixa concorrência e alto tráfego. Você pode então incorporar essas palavras-chave ao conteúdo da sua página e aos seus URLs.

2) Mantenha seus URLs concisos

Quando recomendamos que você mantenha seus URLs concisos, estamos falando sobre encurtar os links. Isso pode ser conseguido pegando um URL longo e usando um encurtador de link para facilitar a leitura.

Quando você remove conteúdo desnecessário ou confuso, seus links não só terão uma aparência melhor, mas o SEO de seu conteúdo também melhorará. Além disso, você tornará mais fácil para visitantes e afiliados compartilhar seus links e poderá rastrear e medir os resultados com mais facilidade.

O plug-in Super Links pode fazer o trabalho pesado criando links encurtados para você de forma rápida e fácil:

Ao criar seus links “bonitos”, considere mantê-los curtos e incorporar palavras-chave. Um URL de qualidade será curto e descritivo e fornecerá aos visitantes em potencial informações sobre o tipo de conteúdo que eles verão no outro lado do link.

3) Use os hífens

Usar hifens ou sublinhados em seus URLs pode parecer menos preocupante. No entanto, pode ter um impacto significativo em suas classificações SERP.

Para o Google, o sublinhado funciona como um “assembler de palavras”, tornando “minha_pagina” o menos legível “minhapagina“. Infelizmente, isso também torna mais difícil para o Google interpretar seus URLs e determinar sua relevância para consultas específicas.

Em contraste, os hífens atuam como “separadores de palavras”. Eles podem permitir que seus URLs se assemelhem de maneira mais natural às consultas de pesquisa típicas e tornar mais fácil para os bots do Google e usuários humanos analisá-los. URLs hifenizados também oferecem melhor legibilidade, o que pode evitar que visitantes em potencial digitem seus URLs incorretamente.

Embora os hifens não sejam um fator de classificação direto, pode ser vantajoso evitar o sublinhado por completo. Isso ajuda a criar estruturas de URL otimizadas para mecanismos de pesquisa como o Google.

4) Minimize ou evite palavras de parada

Palavras irrelevantes são palavras que os mecanismos de pesquisa são programados para ignorar. Não há uma lista definitiva, mas algumas palavras de parada comuns incluem “ser”, a maioria das preposições, advérbios como “o quê” e “como” e artigos como “o” e “isso“.

Mecanismos de busca como o Google irão omitir automaticamente essas palavras como desnecessárias, então é melhor não incluí-las em seus URLs. Eles não apenas adicionam comprimentos desnecessários, mas também não afetam os resultados da pesquisa.

Este URL inclui as palavras-chave do título do artigo e deixa claro do que se trata o conteúdo. Ao mesmo tempo, ele deixa de fora palavras desnecessárias como “o” e “sobre”, resultando em um link mais curto e mais limpo.

Para concluir

Pode parecer que a estruturação de URLs efetivamente requer muita previsão. No entanto, o esforço despendido nesta tarefa pode ser recompensado com o aumento do tráfego e a otimização do mecanismo de pesquisa.

Melhor ainda, um plugin como o Super Links pode cortar o trabalho necessário pela metade e tornar a formatação de seus URLs muito mais fácil.

Vamos recapitular as quatro maneiras principais de estruturar seus links tendo em mente o SEO:

  1. Mantenha seus URLs concisos.
  2. Use palavras-chave de longa duração.
  3. Adicione hifens quando necessário e evite sublinhar.
  4. Minimize ou evite palavras de parada.

Tem uma pergunta sobre como criar URLs eficazes e abreviados? Pergunte na seção de comentários abaixo!

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