Veja como dominar a meta descrição para melhorar o SEO em 2021

Atualizado em: 28/07/2021

Precisamos extrair algo das meta descrições do primeiro caminho: elas não importam para o sistema de classificação do Google.

Se há algo com que você pode contar no Google, são informações ocultas e confusas sobre o que é melhor para os mecanismos de pesquisa. As meta descrições não são isentas de névoa, rs.

Na verdade, até mesmo o comprimento permitido das descrições de pesquisa aumentou e diminuiu ao longo dos anos (saltando para 320 caracteres em dezembro de 2017, apenas para cair para 160 caracteres em maio de 2018). Manter-se atualizado com essas mudanças nos números é uma batalha frustrante, mas necessária, no caminho para uma taxa de cliques (CTR) mais alta.

Você pode se perguntar qual é o significado do resto deste post, então. Se o Google não se preocupa com meta descrições, por que se importaria em elaborá-las habilmente?

Se seus esforços de SEO não são recompensados, por que não pulá-los e seguir para a próxima tática de otimização?

As meta descrições podem não fazer parte do sistema de classificação do Google, mas SÃO uma ajuda para a sua estratégia de SEO. Eles ajudam a melhorar a capacidade de um usuário clicar em seu site e, às vezes, são a primeira e única chance que você tem.

Nesta postagem do blog, vamos dizer por que você deve escrever meta descrições, como deve escrevê-las e o que você deve lembrar para obter o melhor CTR. Comecemos!

O que é uma meta descrição?

meta descricao

Vamos começar definindo uma meta descrição. De acordo com Moz:

A meta descrição é um atributo HTML que fornece um breve resumo de uma página da web. Mecanismos de pesquisa como o Google geralmente exibem a meta descrição nos resultados da pesquisa, o que pode influenciar a taxa de cliques.

Você viu uma meta descrição, embora não saiba o que ela está no topo da sua cabeça. É o trecho que você encontra sob o meta título em um resultado de pesquisa.

É fácil ver por que esses pequenos descritores são tão importantes. Eles podem ser as únicas informações de que um usuário tem para decidir se clica no link em seu site ou se ele irá para o de outra pessoa.

Resumindo, as meta descrições permitem ao usuário saber se a sua página pode ou não resolver o problema.

O interessante é que o Google nem sempre exibe sua meta descrição. A pesquisa de Moz mostra que as meta descrições personalizadas são exibidas pelo Google apenas 51,3% do tempo.

Isso se deve a vários fatores, incluindo relevância, e é altamente dependente das palavras-chave usadas na pesquisa do usuário (mais sobre isso mais tarde).

Por que uma meta descrição é importante?

Você deve escrever uma meta descrição? Claro. SEO tem tudo a ver com combinar táticas para impulsionar o seu site nos motores de busca, e as meta descrições são uma tática muito fácil de ignorar.

Considere essas duas frases como sua primeira isca de contato. Depois de inserir sua pesquisa, a meta descrição é a primeira coisa que você verá no SERP (se o mecanismo usou o original, é claro).

As meta descrições também são importantes porque são frequentemente usadas pelas redes sociais para exibir informações quando você faz um link para uma página. Ignorá-los pode prejudicar seus esforços de compartilhamento social.

O que torna as melhores meta descrições?

As meta descrições devem seguir todas as suas regras de escrita: palavras poderosas, verbos e frases de chamariz. Se você já viu uma videira quando era uma coisa, sabe que mais curta não significa menos poderosa.

Mais curto pode significar mais difícil de executar, mas um soco poderoso quando bem feito!

Você deseja que sua descrição descreva com precisão a página para um usuário, mas também o convença de que a página resolverá o problema. Sua descrição deve apoiar esses objetivos.

Para criar uma meta descrição magistral:

  • Concentre-se em condensar o ponto de sua postagem da forma mais precisa (e vibrante) possível
  • Use palavras-chave relevantes (o Google as deixará em negrito na descrição)
  • Use a voz usual da sua marca
  • Diga ao usuário o que fazer com as frases de chamariz diretas
  • Comunique as informações mais importantes primeiro

Você tem 160 caracteres para escrever a metadescrição de sua obra-prima, mas faça o possível para torná-la 155. Assim, suas descrições ficarão completas. Manter esse comprimento nem sempre é possível, e tudo bem! Você ainda pode ajudar suas descrições a aparecerem se:

  • Evite duplicatas que podem parecer extravagantes quando empilhadas nos resultados da pesquisa.
  • Use frases de chamariz e palavras-chave relevantes
  • Descreva o que realmente está em seu conteúdo
  • Use seus verbos!
  • Não use aspas (o Google colocará sua descrição entre aspas)
  • Limite-se a menos de 155 palavras, sempre que possível
  • Usando as melhores práticas de escrita.

Como você pode garantir que suas descrições de metadados apareçam no Google?

É importante saber como as meta descrições funcionam para tirar proveito delas. Os mecanismos de pesquisa procuram palavras-chave e frases específicas que um usuário digita na pesquisa. Isso significa que sua descrição deve incluir frases que correspondam ao seu conteúdo o suficiente para corresponder à pesquisa do usuário.

Existem ferramentas para facilitar o processo. Usar um plugin como All In One SEO ajuda você a manter suas meta descrições exclusivas e também ajuda a criá-las e atualizá-las facilmente.

Dica: Use um rastreador de site como o Screaming Frog para encontrar páginas ou postagens de blog que não tenham descrições meta. Dessa forma, você pode entrar e otimizar, otimizar, otimizar!

Conclusão

Suas meta descrições são uma parte fácil e essencial de sua estratégia de SEO. Dominar essas maravilhas de duas ou três frases dará um impulso significativo à otimização do mecanismo de pesquisa, e qualquer pessoa poderia usar a ajuda para isso atualmente.

Mantenha nossas estratégias em mente e você escreverá obras-primas de meta descrição em pouco tempo!

Você preenche suas meta descrições em cada postagem? Deixe-nos saber sua estratégia nos comentários!

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