3 maneiras de otimizar sua marca no Instagram em 2024

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3 maneiras de otimizar sua marca no Instagram em 2024

Atualizado em: 25/07/2024

Se você não sabe como otimizar sua marca no Instagram, sua estratégia de marketing pode ser prejudicada. Você corre o risco de perder engajamento e conversões ao longo do tempo.

Felizmente, você pode fazer mudanças drásticas em sua conta de marca do Instagram, por exemplo, usando layouts de várias grades e tendo uma programação consistente.

Essas estratégias podem aumentar o seu envolvimento e ajudá-lo a construir uma forte identidade na mídia social.

Nesta postagem, daremos uma olhada nos benefícios de usar o Instagram para sua marca. Em seguida, ofereceremos algumas dicas práticas que você pode seguir para otimizar sua conta. Comecemos!

Os benefícios de usar o Instagram para sua marca

Se sua marca não tem uma conta no Instagram, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de divulgar seu negócio. Oferece muitas oportunidades para alcançar clientes em potencial:

site do instagram

Com mais de 1 bilhão de usuários por mês em 2019, o Instagram é uma plataforma de mídia social muito popular. O registo é gratuito e pode partilhar imagens e vídeos, bem como “histórias” temporárias.

Especificamente para empresas, os números são favoráveis. Na verdade, quase 200 milhões de pessoas acessam contas do Instagram todos os dias. Isso significa que quase metade dos usuários da plataforma está procurando ativamente por conteúdo de marca.

Se sua marca já é voltada para a mídia, ou você quer começar a fazer uso de vídeos e imagens, este é um canal inteligente a seguir.

Além disso, com 75,3 por cento das empresas dos Brasil usando o Instagram em 2021, sua concorrência provavelmente já está fazendo isso.

Apenas no contexto das estatísticas, o Instagram é uma opção atraente. No entanto, se sua marca está vendendo um produto ou serviço, há muitos outros motivos para usá-la para marketing.

Uma é a oportunidade de interagir com seu público. Os clientes potenciais e existentes podem deixar comentários, marcar sua marca em suas próprias postagens ou até mesmo responder a pesquisas. Você pode respondê-los, ver seus comentários e fazer com que se sintam valorizados e reconhecidos.

Além disso, o Instagram pode atuar como um portfólio visual para sua marca. Dê aos usuários um meio de navegar pelo que você tem a oferecer e ter uma ideia da identidade da sua empresa.

Além disso, ao usar hashtags, você também pode expandir seu alcance e tornar seu negócio mais acessível.

3 maneiras de otimizar sua marca no Instagram

Criar uma conta na plataforma é um começo, mas os perfis de negócios mais bem-sucedidos são otimizados para refinar suas identidades. Aqui estão três maneiras de construir estrategicamente a presença de sua marca no Instagram.

1) Use layouts de imagem mosaico

Um aspecto fundamental do sucesso do seu perfil do Instagram é o uso de layouts de várias grades. Essa é uma forma de criar um tom visual geral para sua marca.

Ao postar metodicamente uma imagem por vez, você pode criar uma coleção selecionada de fotos e gráficos que projetam a identidade da sua marca quando visualizada em seu perfil:

mosaico instagram

Você pode usar o formato Instagram existente para criar padrões e temas consistentes, como uma paleta de cores focada em um matiz específico.

Outra técnica é usar um layout quadriculado. Isso envolve a alternância de dois estilos diferentes de mensagens, como citações e imagens. As opções são infinitas e podem mostrar o poder da visualização em grade do Instagram:

xadrez instagram


Outra maneira atraente de usar a postagem em várias grades é fazer upload de várias fotos para criar uma imagem quando visualizadas juntas:

carrocel instagram


Ou você pode usar uma sequência de linhas verticais para ter um estilo de postagem que seja executado no centro da grade. Ele pode ser flanqueado em ambos os lados por outros postes adequados para um efeito visual impressionante.

Com uma abordagem de visualização em grade, você pode construir a identidade da sua marca de uma forma que o ajude a se destacar na multidão. Você pode usar isso para contar uma história visualmente atraente através das barracas e envolver seu público. Embora precise de algum planejamento, você pode usar os tutoriais para guiá-lo.

2) Crie uma programação de postagem consistente

Melhor ter uma programação de postagem regular para otimizar sua conta. O tamanho do Instagram torna importante ser ativo e consistente com a postagem.

Infelizmente, uma conta que compartilha com pouca frequência ou de forma irregular pode ter dificuldade em encontrar um acordo ou construir uma identidade de marca nas redes sociais.

Também é inteligente considerar tempos de postagem ideais para exposição máxima.

O Instagram pode ajudá-lo a ficar por dentro de tudo isso, já que você pode usar o Instagram Insights para avaliar quando seu público está mais ativo.

De modo geral, é aconselhável postar na hora do almoço e após o horário comercial de segunda a sexta-feira. Os fins de semana, especialmente aos sábados, também são ótimos.

Outro benefício que vem com a programação do Instagram é que ela pode ajudá-lo com layouts de multi-grade. Se você for consistente, não precisa se preocupar em reservar tempo em um dia agitado para atualizar seu perfil, pois isso já fará parte do seu plano.

Felizmente, o Facebook, dono do Instagram, tem sua própria ferramenta chamada Creator Studio. Ele permite que você gerencie sua conta e programe postagens com até seis meses de antecedência.

No entanto, deve-se observar que esse recurso é limitado a contas comerciais que vinculam seus perfis do Facebook e Instagram. Embora existam opções de terceiros como HootSuite, podem ser bastante caros.

Você também pode otimizar sua conta usando um encurtador de links. Essa ferramenta permite cortar links longos e personalizá-los para caber na imagem de sua marca em várias plataformas.

Com links mais curtos e organizados, você não precisa se preocupar com URLs longos bagunçando suas legendas ou prejudicando seus posts.

Afinal, um endereço da web longo pode ocupar espaço que, de outra forma, poderia ser dedicado à sua marca.

Embora o Instagram desencoraje os usuários a adicionar links em postagens, você tem permissão para colocar um URL em sua seção de biografia. Considerando que você tem apenas 150 caracteres para usar aqui, você não quer desperdiçá-los em um endereço longo.

No plugin Super Links torna o processo fácil. Comece instalando e ativando-o em seu site WordPress:

super-links

Em seguida, clique em Links úteis> Adicionar novo e insira o URL de destino que deseja modificar. Depois de fazer isso, você pode personalizar o “Suepr Links“, que é a parte do endereço que vem depois do seu domínio:

super links instagram

Quando terminar de personalizar, clique no botão Atualizar.

Se você comprar a versão premium do Super Links, também poderá criar links de marca. Isso pode ajudá-lo a carimbar sua identidade nas URLs abreviadas que você cria.

Conclusão

Otimizar sua conta do Instagram não é uma tarefa trivial. Pode ajudá-lo a construir a voz de sua marca e impulsionar seus esforços de marketing. No processo, você pode aumentar o envolvimento do público e ampliar seu alcance.

Neste artigo, compartilhamos três dicas para otimizar sua conta do Instagram:

  1. Use uma estratégia de design multi-grade para dar à sua conta uma aparência visualmente atraente.
  2. Crie uma programação de postagem para garantir que sua conta seja consistente.
  3. Use um encurtador de links e links de marca para classificar seus URLs e manter sua biografia organizada.

Você tem alguma dúvida sobre como otimizar a conta do Instagram da sua marca? Deixe-os na seção de comentários abaixo!