Uma breve introdução à WWW, HTTP e HTTPS em 2024

Autor:

Publicado:

Atualizado em:

Uma breve introdução à WWW, HTTP e HTTPS em 2024

Atualizado em: 28/03/2024

Um localizador uniforme de recursos (URL), mais conhecido como endereço da web, é algo que você vê todos os dias. Ao mesmo tempo, talvez você nunca tenha pensado muito em como eles funcionam.

Os URLs especificam a localização exata das páginas da web e determinam como recuperá-las. Simplificando, um URL é o endereço de um arquivo na Internet. Entender como suas diferentes partes funcionam pode ser útil, especialmente se você tiver seu próprio site.

Neste artigo, exploraremos alguns dos elementos básicos de qualquer URL, incluindo WWW, HTTP e HTTPS. Vá em frente!

Uma visão geral da estrutura básica de URLs
Os URLs que todos usamos diariamente seguem uma estrutura estabelecida.

Para explicar isso com mais detalhes, vamos dar uma olhada em um exemplo típico:

blog do caio https

O código curto no início é conhecido como “protocolo“. Este é o idioma que seu navegador usa para recuperar a página da web desejada com sucesso. Os protocolos mais usados ​​são HTTP e HTTPS, que discutiremos mais tarde.

O próximo item que você verá às vezes é a WWW, que significa World Wide Web. Embora quase todos os URLs incluam essa parte, atualmente você verá endereços sem ela. Muitos sites não usam mais a WWW. Tornou-se uma parte padrão em vez de uma parte obrigatória de cada URL, então a maioria dos navegadores preencherá essa parte automaticamente para você.

Outra parte importante de qualquer URL é o “domínio de nível superior“, como .com, .net ou .gov. Os domínios de nível superior costumam ser usados ​​para identificar algo sobre o site ao qual estão associados, como sua finalidade, a empresa que o possui ou a parte do mundo de onde vem.

A diferença entre HTTP e HTTPS

Agora, vamos dar uma olhada mais de perto na primeira parte de qualquer URL. Como mencionamos, HTTP e HTTPS são protocolos. O protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) é usado para transferir dados de um servidor web para um navegador, permitindo que você visualize uma página web.

Por muito tempo, o HTTP foi o padrão usado para quase todos os URLs. No entanto, os dados transmitidos por HTTP não são criptografados. Isso significa que eles podem ser interceptados por hackers, resultando em violações de segurança. Isso coloca em risco o proprietário do site e seus visitantes.

É por isso que o Hypertext Transfer Protocol Secure (HTTPS) foi criado. Ele tem o mesmo propósito e função básicos, mas é uma opção muito mais segura.

Os dados transmitidos por HTTPS são protegidos pela adição de um certificado SSL, criando uma conexão criptografada entre o servidor e o navegador. Isso torna as violações de segurança menos prováveis ​​e permite que você ofereça um serviço melhor aos visitantes.

Além disso, os sites protegidos com HTTPS exibem um ícone na barra do navegador (parece um cadeado fechado). Isso permite que os usuários saibam instantaneamente que seu site é confiável, o que significa que eles são mais propensos a se converterem em clientes.

Por que você deve mudar para HTTPS

Embora costumava ser uma ótima ideia, transferir seu site para HTTPS agora é uma obrigação, pelo menos se você deseja manter sua posição na pesquisa do Google.

Em outubro de 2017, o Google começou a marcar sites não HTTPS como “não seguros” e a limitar o tráfego para esses sites também. Portanto, se o seu site ainda estiver sendo executado em HTTP e você estiver vendo seu tanque de tráfego, será necessário fazer a mudança.

Como transferir seu site para HTTPS

Se você deseja transferir seu site para HTTPS, a primeira coisa a considerar é o tipo de certificado SSL de que você precisa. Existem vários tipos que oferecem diferentes níveis de autenticação.

Por exemplo, um certificado de Validação de Domínio (DV) é o mais fácil (e mais barato) de se obter, enquanto os certificados de Validação da Organização (OV) e Validação Estendida (EV) são mais caros (mas também mais seguro).

Você também precisará escolher a autoridade de certificação (CA) que deseja usar. Esta é simplesmente a empresa da qual você comprará o certificado.

Existem muitas opções disponíveis, de empresas dedicadas como a GlobalSign à maioria das empresas de hospedagem. Let’s Encrypt também vale a pena conferir, oferecendo certificados SSL gratuitamente (e totalmente apoiados por algumas das maiores empresas do mundo).

O site Let’s Encrypt.

Para escolher o certificado SSL correto, você precisa entender as necessidades individuais do seu site. O preço inexistente do Let’s Encrypt o torna a escolha perfeita para aqueles com sites e blogs menores. Esta CA também possui um processo de renovação totalmente automatizado, para que seu site não fique temporariamente desprotegido quando o certificado expirar.

Por outro lado, organizações e empresas maiores devem considerar a possibilidade de procurar uma das muitas opções premium no mercado. Esses serviços geralmente incluem recursos adicionais e oferecem uma gama mais ampla de opções de certificados.

Com eles, você também tem acesso a suporte dedicado, que pode ser especialmente útil.

Independentemente do tipo de site que você gerencia, é importante garantir que as conexões dos visitantes sejam seguras.

Um certificado SSL é uma das melhores maneiras de garantir a confiança em seu site, tornando a mudança para HTTPS um investimento valioso.

Conclusão

Um URL é uma parte essencial, mas muitas vezes esquecida, de qualquer site. Na verdade, é preciso muito mais para determinar sua estrutura do que se poderia esperar.

A WWW, por exemplo, não é mais um requisito para a maioria dos URLs de sites. Por outro lado, o protocolo do seu site é essencial. Se você ainda não fez a mudança para HTTPS ao adquirir um certificado SSL, agora é a hora de fazer isso.

Tem mais dúvidas sobre a estrutura de URL ou implementação HTTPS em seu site? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!