Atualizado em: 09/10/2024
Elaborar uma estratégia de conteúdo para marketing de afiliados é uma tarefa difícil. Há muito material diferente que você pode criar e vai gastar muito tempo fazendo isso. O processo é mais fácil se você souber o que criar, para que possa colocar seus esforços nas áreas certas.
Em geral, o marketing de afiliados exige tempo e cuidado, mas também envolve a redução de uma variedade de métodos para determinar aqueles que funcionarão melhor para o seu nicho. Você vai gastar muito do seu conteúdo planejando em quem e o que estágios, e é melhor se seu público (e o que você está oferecendo a ele) se resumir a uma ciência.
Com uma pandemia em andamento, você também deve considerar maneiras de atrair um público mais amplo (em áreas que você pode não ter cultivado tanto).
A seguir, falaremos sobre alguns dos tipos de conteúdo que você pode criar para o marketing de afiliados e aconselhá-lo sobre o que funciona melhor (independentemente da situação global).
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Quem é e como identificar seu público alvo?
Quer saber um segredo para aperfeiçoar seu marketing? Responda a estas perguntas: com quem estou falando e o que eles querem agora?
As respostas a essas perguntas permitirão que você identifique seu mercado-alvo e crie os melhores planos de marketing de conteúdo para qualquer nicho ou indústria. Pergunte a si mesmo para quem você está criando conteúdo e quais informações ou orientação eles precisam para resolver seus problemas e, em seguida, comece a trabalhar criando conteúdo que os ajude.
Mas como você pode apresentar sua solução de uma forma que os leve à ação?
Aqui está um exemplo rápido: Se você estivesse tentando fazer com que vloggers iniciantes comprassem uma nova câmera, como você apresentaria essa câmera? Imagine que esses vloggers nunca pegaram uma câmera antes e estão procurando na internet por tutoriais para ajudá-los a começar.
Não faria sentido mostrar as especificações que tornam a câmera de seu afiliado a mais fácil de usar para vloggers de qualquer nível de habilidade?
Não ajudaria também mostrar a câmera em comparação com a de um concorrente popular e explicar como ela torna a gravação mais fácil? Talvez seja uma boa ideia colocar seus links de afiliados em um post sobre o software que facilita o processo de upload com a câmera.
Nesse caso, você terá três tipos diferentes de conteúdo disponíveis para um afiliado: um vídeo de avaliação de produto (que poderia se tornar um blog de avaliação de produto), um vídeo de comparação de produto e um blog geral de software.
Dependendo do seu público, você pode expandir ainda mais seu conteúdo com áudio, vídeo e muito mais. O desafio é primeiro descobrir como você vai resolver o problema do público de uma forma que alcance seus ouvidos. Então você pode expandir e conquistar.
O marketing de afiliados visa ajudar alguém a resolver um problema, mas seu público-alvo pertence a você, não aos programas de afiliados que você promove. A maneira como você amplia sua solução de programa de afiliados determinará o quão perto você está de seu público e se eles o seguem de um programa de afiliados para outro.
Depois de descobrir quem é seu público e do que ele precisa, você precisa descobrir onde ele se sente confortável e a que ele responde. Esta etapa não pode ser ignorada.
Para recapitular, para descobrir o que seu público deseja, você precisa saber:
- Quem é seu público alvo?
- Onde está seu público-alvo?
- O que seu público-alvo deseja?
- Por que seu público-alvo precisa do seu produto?
Depois de restringir quem, o quê, onde e por quê, é hora de encontrar o conteúdo que melhor atende às suas necessidades!
O que apresentar como conteúdo que seja valido?
O conteúdo pode ser de muitos tipos diferentes de trabalho, criativo e não criativo. Por exemplo:
- Blogs
- Campanhas de email
- Vídeos e vlogs
- Podcasts
- Infográficos
- Arte e escrita
- Apresentações
- Estudos de caso
- Avaliações
As peças de marketing da maioria dos criadores são blogs / vlogs e são ótimas! Poderíamos fazer um livro inteiro sobre os diferentes tipos de postagens de blog que funcionam para o marketing de afiliados. No entanto, é sempre benéfico se familiarizar com outras formas de conteúdo envolvente, por isso vamos nos concentrar em uma gama mais ampla de material neste post.
Aqui estão vários tipos de conteúdo que funcionam melhor para o marketing de afiliados:
Revisão de produtos
Como muitos grandes escritores enfatizam, mostrar é melhor do que dizer.
As análises de produtos dão ao seu público uma noção mais profunda da solução que você oferece. As resenhas são ótimas para conteúdo de marketing de afiliados, pois ajudam seu público a entender o que está faltando ao ignorar seu produto de afiliado. Você pode entrar em detalhes sobre por que funciona, os benefícios e até mesmo construir confiança com os prós e os contras.
As avaliações dão aos espectadores uma noção do seu conhecimento e confiabilidade, portanto, seja honesto em suas críticas. Se você não gosta de um determinado visual, não precisa combiná-lo. Depois de um tempo, o fato de você ser um crítico honesto será mais do que suficiente para que a maioria das pessoas acredite em sua palavra.
Esse tipo de conteúdo é ótimo tanto na forma de vídeo quanto escrita.
Estudos de caso
Se o seu público está mais interessado em anedotas e narrativas do que em especificações, os estudos de caso são seu ponto forte. Eles funcionam especialmente bem para B2B.
Os estudos de caso são histórias sobre como seu produto afiliado ajudou você (ou outra pessoa) a superar um problema. Eles são estruturados como um problema, uma solução e uma conclusão. O produto deve ser o herói da história em todos os casos.
Existe uma ciência para este tipo de conteúdo. Você deseja que os estudos de caso tenham um certo nível de relacionamento com eles. Se o seu leitor não consegue imaginar a solução de um problema semelhante, é um desperdício. Histórias reais de problemas frustrados por causa de seu produto afiliado são muito melhores do que cenários inventados, portanto, use apenas estudos de caso quando tiver histórias reais para contar.
Lembre-se de que os estudos de caso são uma jornada que o cliente potencial pode imaginar internamente. Você não está se gabando do produto ou da empresa. Você está compartilhando a solução que o produto oferece.
Os estudos de caso funcionam bem em campanhas de e-mail, em qualquer lugar do seu site e em sites sociais como o LinkedIn.
Guias e livros eletrônicos
Ei, somos todos professores agora! Guias para download, sejam gratuitos ou usados como fios de viagem, mostram sua experiência em seu nicho. Os downloads ajudam você a se aproximar mais do seu público ao apresentar o dar e receber. Eles fornecem suas informações (geralmente por meio de um formulário), e você fornece informações e soluções valiosas.
Com a natureza online dos e-books, você pode adicionar links de afiliados na cópia real, mas isso é mais um esforço para aumentar a confiança. E-books também podem ser entregues em campanhas de e-mail. Escolha seus tópicos com base em sua pesquisa anterior sobre o que seu público deseja e precisa.
E-books e outras formas de conteúdo para download são uma ótima maneira de coletar endereços de e-mail, que são o Santo Graal do marketing. Crie landing pages de marca com redação convincente e persuasiva para entregar conteúdo de forma clara e eficaz.
Você pode criar guias com postagens antigas de blog para facilitar o conteúdo. Ebooks e guias são melhores para seu site, plataformas de mídia social (o Facebook tem uma ótima opção para criar downloads no aplicativo na forma de anúncios) e páginas de destino.
Tutoriais
Como Fazer e Como Funciona são termos altamente pesquisados no Google e no YouTube. Os tutoriais são uma forma de conteúdo que nunca sai de moda e funcionam para quase todos os nichos de marketing de afiliados.
Como guias e e-books, os tutoriais ajudam você a se estabelecer como um especialista. Pense nos tutoriais como seus próprios pequenos cursos (ou séries inteiras) que ensinam aos seus espectadores, leitores ou ouvintes as melhores maneiras de atingir seus objetivos. Seus tópicos precisam estar próximos o suficiente de seu nicho para que a compreensão de como fazer as coisas que você está ensinando possa levar seu público a comprar produtos de seus afiliados.
Todas as plataformas de mídia social favorecem postagens de tutoriais em vídeo, então otimize seus vídeos para LinkedIn, Instagram, Facebook (que prefere postagens de vídeos nativos a links do YouTube ou Vimeo), Twitter e YouTube. Pegue partes de cada vídeo para espalhar o conteúdo nas plataformas.
Comparação de produtos
Já cobrimos os vídeos de comparação de produtos antes, e por um bom motivo. Um vídeo de comparação de produtos é aquele que compara um produto a outro, mostrando os recursos e benefícios de ambos. Eles principalmente ajudam os espectadores a decidir qual produto faz mais sentido para seu orçamento e necessidades. O objetivo do visualizador é obter o máximo valor pelo seu dinheiro.
Esse tipo de conteúdo digerível é um excelente recurso para o marketing de afiliados. Muitas vezes, você pode lançar dois de seus produtos afiliados ao mesmo tempo, sem prejudicar nenhum deles.
Emails
O marketing por e-mail é um dos melhores tipos de conteúdo para marketing de afiliados, e por isso:
O marketing por email baseado em permissão permite que você configure um funil de vendas que funciona em segundo plano. Depois de montar sua sequência de e-mail (em sua resposta automática preferida), a parte mais difícil está feita. Ao conectar suas campanhas de e-mail com outros tipos de conteúdo (como e-books e guias), você pode construir um valioso público de pessoas que esperam e gostam de suas campanhas!
Depois de configurar uma resposta automática, você pode fazer pequenas alterações com base nos resultados iniciais da campanha. Links de afiliados em emails funcionam bem, especialmente quando você já construiu um relacionamento com seu público.
Conclusão: o melhor conteúdo cria relacionamentos
Quando você criar uma estratégia de marketing de conteúdo para marketing de afiliados, sempre lembre que seu objetivo é construir relacionamentos e converter. Seu conteúdo deve sempre ajudá-lo a se estabelecer, mostrar os produtos de seus afiliados e as soluções que eles trazem e nutrir relacionamentos.
Ao fazer experiências para encontrar sua melhor voz, mantenha estes tipos de conteúdo em mente:
- Revisão de produtos
- Estudos de caso
- Guias e livros eletrônicos
- Tutoriais
- Comparações de produtos
- Emails
O melhor conteúdo de marketing de afiliados é feito com sua plataforma, seu público e seus produtos de afiliados em mente. Com um pouco de planejamento e visão, você será capaz de construir uma estratégia de marketing de conteúdo sólida em nenhum momento!
Você jura por um tipo específico de conteúdo? Um determinado conteúdo funciona melhor para o seu nicho? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!
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